As perguntas que separam o lucro do prejuízo financeiro da sua empresa

Lucro ou Prejuízo
4 minutos para ler

Muito trabalho e pouco retorno financeiro dos serviços prestados ao cliente. Talvez você esteja familiarizado com esse cenário na sua empresa contábil. Você não está sozinho, pois, aumentar o faturamento do negócio é um dos grandes quebra-cabeças recorrentes no dia a dia dos empresários que compõem a classe contábil no Brasil. Mas há uma verdade que não pode ser ignorada sobre o custo preciso da atividade contábil, que é o desafio em precificar corretamente os honorários para se ter equilíbrio na relação entre trabalho e faturamento. Evitando prejuízos financeiros desnecessários e perdas desconhecidas até então. E, mais, é preciso mapear as oportunidades para definir qual o melhor caminho para colocar o cliente no lucro sem necessariamente alterar seu honorário.

Mapear Oportunidades

Como posso aumentar a produtividade?

Não há fórmula milagrosa para se aumentar a produtividade e o faturamento da empresa, mas um caminho se abre quando se compreende o valor do custo de produção na atividade contábil. O primeiro passo é conhecer o custo do seu trabalho para definir as estratégias de preço, como ocorre em qualquer outro ramo empresarial. A precificação bem aplicada deve considerar alguns fatores, tais como, os valores de atendimento para cada cliente da carteira, as atividades diárias realizadas pela equipe e se a produtividade está ou não em níveis satisfatórios. E para analisar os níveis de produtividade é importante definir métricas que vão lhe ajudar a acompanhar o trabalho diário e tomar ações corretivas.

Vamos simplificar com um caso prático

Para esclarecer, vamos ao exemplo do Roberto, nosso empresário contábil fictício. Pelo ERP, o sistema de gestão empresarial, ele percebe que sua equipe tem dedicado cerca de 10 horas por mês no atendimento a um único cliente. Em outro caso, o time dedica aproximadamente 15 horas, além de investir uma jornada inteira de trabalho. Nessa situação, Roberto percebeu a existência de brechas no cálculo dos honorários contábeis em virtude do tempo voltado do escritório para apenas dois clientes.

O que o Roberto pode fazer para adequar a precificação do honorário começa pela medição precisa do custo por hora de trabalho do escritório, ajustando a gestão do tempo no atendimento ao cliente. Essa análise inclui as atividades realizadas no computador, reuniões e trabalhos externos e até mesmo os custos com telefonia. Assim como nosso empresário fictício, você precisa ter em mente que poderá encontrar oportunidades de melhorias internas para desenvolver as atividades do escritório, aumentar a produtividade, reduzir as horas de trabalho e o respectivo custo, bem como colocar o cliente novamente na trilha do lucro.

A precificação mais adequada do honorário contábil exige saber quais atendimentos aos clientes geram maior custo, quais funcionários possuem um valor de hora mais elevado, o que está gerando mais prejuízo ao escritório, bem como os motivos e valores respectivos. Dessa forma você entenderá a melhor forma de distribuir seus recursos e, possivelmente, aumentar o faturamento da empresa. E, pensando nesses pontos, nosso time preparou quatro perguntas que servem para uma reflexão inicial sobre o lucro ou prejuízo financeiro no seu dia a dia. Se precisar, nossa equipe está sempre disponível para tirar dúvidas e te ajudar a gerir melhor atividades visando a precificação mais justa do teu trabalho.

PERGUNTAS-CHAVE

– Quais são as suas dificuldades no momento de entender e aplicar o custo de atendimento com cada cliente da carteira?

– Como você consegue saber a produtividade de cada colaborador durante o dia de trabalho?

– Quais são os momentos que levam à queda na produtividade do seu time e por que algumas razões disso podem não estar claras?

– Quais argumentos concretos ainda faltam para justificar um aumento na cobrança de honorários?

Artigo publicado em 23/04/2019
Mitos e Verdades sobre o custo do clientePowered by Rock Convert
Você também pode gostar