Entenda a previsão de demanda e tenha mais segurança nas vendas

previsão de demanda e crescimento das vendas
4 minutos para ler

O escritório de contabilidade, como toda empresa, precisa gerar receitas e lucros para se manter competitivo. É possível que muitos profissionais sintam dificuldades em realizar projeções relacionadas às atividades contábeis, mas essa tarefa não é impossível.

É importante que o gestor entenda que sua empresa vende serviços, e não produtos, mas que os serviços também podem ser gerenciados de forma a facilitar a visualização de momentos posteriores.

Neste post, mostraremos o conceito de previsão de demanda e como ele pode conferir mais segurança a suas vendas!

O conceito de previsão de demanda

A previsão de demanda é a tentativa de fazer a previsão do futuro do negócio. Para ser precisa, essa previsão não pode se fundamentar em “achismos”, apenas na intuição do gestor (por mais experiente que ele seja), em uma análise meramente superficial do escritório e das tendências do mercado.

Para ser bem-sucedida, ela depende de uma avaliação detalhada por profissionais especialistas e da análise do histórico.

A função de um especialista é determinar o local, o período e a quantidade em que os serviços serão solicitados pelos clientes. Dessa forma, o escritório poderá atender às demandas satisfatoriamente.

Os métodos de previsão

Os métodos de previsão de demanda dividem-se basicamente em duas classificações:

  • métodos qualitativos: são subjetivos, fundamentados em opiniões e estimativas (são aplicados quando não existem dados ou ferramentas de análise de dados disponíveis);
  • análise de séries temporais: baseia-se no histórico, considerando que dados do passado podem servir para prever as demandas futuras.

A análise de séries temporais é considerada um método quantitativo, já que prioriza os números. Também é possível combinar a análise qualitativa, efetuada por especialistas, com a análise quantitativa, baseada no histórico e em estatísticas.

A importância da previsão de demanda

Em qualquer empresa, existem incertezas e riscos. Os riscos envolvem questões internas e externas. Prever demandas ajuda na tomada de decisões relacionadas a:

  • planejamento das atividades;
  • gestão e controle das finanças;
  • elaboração de estratégias para precificar os serviços;
  • estabelecimento de metas alcançáveis.

A previsão estimada contribui para identificar a demanda futura pelos serviços e oferece ao gestor e aos profissionais os recursos para que eles se preparem para atendê-la.

A aplicação da previsão de demanda

Para trabalhar corretamente, é importante observar alguns passos:

  • especificação do objetivo (demanda por um produto e aumento da margem de lucro, sempre em relação a um período, que pode ser em curto ou longo prazo);
  • escolha do método para a previsão (qualitativo, quantitativo, ambos);
  • coleta de dados;
  • estimativa e interpretação dos dados (os resultados, mesmo quantitativos, devem ser exibidos de forma acessível para que todos os funcionários possam usá-los).

As vantagens do uso de um software para a previsão de demanda

Para que prever demandas seja um processo mais confiável, vale a pena usar um software especializado que promova a integração e facilite a coleta de dados. Além disso, ele proporcionará maior segurança em relação ao armazenamento desses dados, que poderão ser recuperados com facilidade por meio de backups automáticos, além de ficarem protegidos contra a invasão de criminosos cibernéticos.

O uso dessa ferramenta permite planejar melhor o período da previsão, seja ele de dias, semanas, meses ou anos. Com os relatórios gerados, o gestor tem acesso a informações confiáveis que otimizam a tomada de decisões.

Um software também possibilita a automatização e padronização de processos, além do monitoramento do crescimento de seu escritório de contabilidade.

Agora você já sabe o quanto a previsão de demanda pode ajudar na gestão de sua empresa, preparando-a para prestar serviços de melhor qualidade e ajudando a tomar decisões mais seguras em relação ao futuro.

Gostou do conteúdo? Gostaria de receber dicas e informações sobre negócios diretamente em seu e-mail? Assine a nossa newsletter: é um procedimento fácil e rápido!

Você também pode gostar