Robôs contadores: uma oportunidade para inovar
Você, que atua na área contábil e acompanha as novas tendências do setor, provavelmente já conhece uma das últimas novidades, que inclusive já faz parte do dia a dia de muitas empresas de contabilidade: o uso dos robôs contadores. São os avanços tecnológicos dominando a cada dia mais o segmento, em variados modelos ou formatos de negócio.
O uso dessa tecnologia no setor contábil promove revisões nos velhos modos de coletar dados e produzir informações. Atividades rotineiras que antes demandavam o trabalho humano adquirem modelos inovadores de processos. Eles aperfeiçoam gerenciamentos e realizam tarefas com meios tecnológicos bem modernos. Ficou interessado? Leia nosso post e entenda mais!
Saiba melhor como atuam robôs contadores
Uma dúvida que pode surgir é: a função do contador vai acabar? Não há motivo para preocupação, mas é preciso ficar atento em relação às mudanças que a tecnologia traz consigo.
Primeiro, vamos entender o que esses robôs fazem. Estamos nos referindo a novas tecnologias que vêm por meio de programas que realizam diversos serviços. Os objetivos deles são a otimização e automatização de atividades relacionadas às áreas financeira e contábil.
Por exemplo, robôs contribuem durante a apuração e entrega das obrigações; ajudam no gerenciamento e controle dos processos; integram sistemas de gestão, para que o gestor possa lidar melhor com várias ferramentas simultaneamente; realizam de forma automática cálculos de direitos trabalhistas e outros lançamentos contábeis.
As atividades mecânicas, ou repetitivas, são substituídas por programas que executam tarefas mais rapidamente, e sem erros. A produção de dados para apoio às decisões estratégicas também podem ocorrer de forma automática. Sendo assim, a equipe e os gestores podem dedicar esforços para atividades mais “humanizadas” e deixar que robôs agilizem outros processos.
Por tudo isso, eles vêm sendo adotados por escritórios, empresas e outros ambientes profissionais. Com o seu uso, o trabalho fica bem mais fácil e prático. Considerando a amplitude de suas funções, estamos falando mais sobre ferramentas do que especificamente robôs contadores.
Veja quais são os benefícios dessa tecnologia
Quando optamos por softwares que permitem a execução de atividades que envolvem repetição de maneira autônoma, geramos uma vantagem: nosso tempo é otimizado ao executarmos esses procedimentos, melhorando a eficiência do processo todo.
A produtividade aumentará, sem dúvidas. Sem contar que uma gestão das fases dos processos mais inteligente será possível. Em empresas que lidam com contabilidade, isso é um ganho e tanto!
Enxergue-os como uma oportunidade, e não um perigo
Os robôs contadores vêm como oportunidades que favorecem quem souber usufruir deles. Em decorrência disso, é possível inclusive sair na frente da concorrência. Fique atento a tais inovações e adote-as o quanto antes. Ganhe tempo e otimize as soluções de problemas que sua clientela apresenta!
É interessante lembrar que, se você transfere as tarefas rotineiras para um robô, automaticamente você terá mais tempo para as atividades intelectuais, de interpretação e julgamento, que são mais custoss e representam valor para seu cliente. Isso imediatamente lhe coloca em situação de vantagem competitiva.
O contador será substituído?
Apesar das transformações trazidas pelo uso de robôs na contabilidade, a presença humana ainda é fundamental para a área. Nós, seres humanos, ainda somos os protagonistas quando se fala na contextualização de informações produzidas por programas e robôs.
O profissional é quem tem a função de analisar estratégias referentes a ações financeiras e seu desempenho. É ele quem vai defender determinados investimentos ou administrar certa expectativa de alguma parte envolvida no processo. Isso os robôs contadores não fazem. Com isso em mente, não há por que temer: a atuação dos contadores não se tornará supérflua.
É essencial que não se tenha receio a respeito de inovações, sejam elas presentes ou futuras. Hoje em dia, há muitos programas, aplicativos e outras ferramentas que permitem uma melhor automatização de processos. Isso gera a padronização de atividades e aumento da produtividade. Bem melhor que temer as novidades é fazer uso de todas as suas possibilidades!
Conforme vimos, essas são as principais razões pelas quais a atividade do contador sempre será necessária. Deve-se, claro, adaptar-se às inovações tecnológicas e aos robôs contadores. Quem faz uso de estratégias e análises “humanas” só terá, na verdade, seu campo ainda mais ampliado. Portanto, não há o que temer nesse aspecto.
E aí, gostou de saber mais sobre os robôs contadores e sua presença crescente no mundo empresarial? Não se esqueça de compartilhar essas novidades com seus amigos do Facebook. Mostre que você está atualizado sobre o assunto!