5 dicas para montar uma apresentação comercial e impressionar seu cliente

Impressione seu cliente com uma apresentação incrível
4 minutos para ler

Você está prestes a participar de reunião com o cliente e precisa montar uma apresentação comercial para impressioná-lo, mas não sabe ao certo como fazer isso? Antes de tudo, o primeiro passo foi dado: valorizar a importância das apresentações.

Além de causar boas impressões ao cliente, as apresentações são imprescindíveis para obter melhor desempenho em vendas, sejam elas internas, sejam elas externas. Afinal, quando mantemos o consumidor cativado e esclarecido acerca dos serviços, melhor o resultado.

Contudo, alcançar o alto nível requer senso estratégico por parte da equipe na elaboração dos conteúdos, bem como cuidados em relação aos aspectos visuais (gráficos, layout, tipografia). Quer saber mais? Então confira 5 ótimas dicas que apresentamos neste artigo!

1. Capriche no design

Esquema de cores, tipografia, logotipo e layout são exemplos de elementos que valorizam a apresentação. Se algum deles estiver fora dos conformes vai acabar ficando em evidência e, dependendo da percepção do cliente, gera certo incômodo visual. Por isso eles precisam estar em harmonia entre si.

Por exemplo, as cores que incorporam o documento devem se comunicar com o logo da empresa, enquanto os modelos de fonte, mais do que elegantes, têm de priorizar a legibilidade; todos esses elementos requerem layout limpo (menos poluído possível) para que eles se encaixem perfeitamente.

2. Enfatize os benefícios

Coloque em mente que boas apresentações comerciais não são aquelas que se concentram em preços e concorrência, necessariamente. O próprio lead faz questão de cuidar dos comparativos durante a fase de consideração.

O que o cliente quer saber, afinal? Normalmente, os benefícios em contratar os serviços da empresa. Ele se interessa em compreender como o escritório se propõe a solucionar seus principais conflitos (e os resultados obtidos pelos clientes).

3. Tenha um discurso breve e objetivo

É pouco provável que o ouvinte se sinta engajado perante um monólogo, concorda? O excesso de informações tende a levantar assuntos desnecessários que, muitas vezes, levam a negligenciar ou “camuflar” tópicos importantes.

Passo a Passo de produtividadePowered by Rock Convert

A falta de objetividade pode induzir o orador a se perder na apresentação ou mesmo burocratizar o discurso, passando a impressão negativa de que está queimando o tempo, evitando perguntas e/ou denotando baixo conhecimento.

Por isso, ao elaborar a pauta e planejar a apresentação comercial, procure elencar os tópicos mais relevantes, bem como relacionar a eles os temas que você abordará. Em seguida, estabeleça as pontos-chave, a quantidade de palavras, o tempo, entre outros elementos que ajudem a moderar a performance.

4. Aplique técnicas de Rapport

Rapport é um conjunto de técnicas que tem como objetivo construir uma ligação com o interlocutor — nesse caso, o seu cliente. Essas técnicas consistem, por exemplo, em usar corretamente o tom de voz, dialogar de maneira envolvente, respondendo, às vezes, muitos questionamentos antes que eles sejam manifestados.

Evidentemente, isso envolve uma série de coisas, desde o tratamento especial dado ao cliente a discursos que transmitam confiança, otimismo e inspiração. Portanto, é necessário se preparar (ou até mesmo investir em cursos) para adquirir tais habilidades.

5. Utilize uma linguagem adequada ao cliente

É preciso tomar cuidado com a linguagem a ser empregada na apresentação, principalmente quando buscamos nos inspirar em grandes oradores, já que a formalidade (ou a falta dela) tem grande influência na maneira como o cliente receberá a informação.

Portanto, se algum palestrante o encantou utilizando-se de gírias e termos mais “descolados”, saiba que não há nada de errado nisso, desde que se entenda que a estratégia pode comprometer a credibilidade do escritório — lembre-se que o negócio se propõe a resolver processos que implicam rigor e responsabilidade.

Seguindo as dicas que elencamos ao longo do conteúdo, montar uma apresentação comercial deixará de ser uma tarefa complicada e cheia de obstáculos, bastando prestar atenção aos detalhes e, assim, encantar o cliente.

Ficou alguma dúvida sobre como elaborar uma grande apresentação? Deixe nos comentários para que possamos ajudá-lo!

Você também pode gostar