Conheça 6 indicadores de produtividade que você precisa adotar

Indicadores de produtividade
5 minutos para ler

Utilizar as ferramentas para melhorar o desempenho é uma forma de otimizar a produção sem perder a qualidade, aumentando os números da empresa.

O que são os indicadores de produtividade e qual a sua importância?

O indicador de produtividade é uma forma de aferir o desempenho dos colaboradores de uma equipe de acordo com as metas determinadas. Na prática, esse indicador é formado por um conjunto de ferramentas que servem para mostrar quais são as falhas e oportunidades de crescimento dentro de um negócio.

Utilizar esse indicador é fundamental para a saúde da empresa, uma vez que oferece recursos para analisar e entender quais são os processos e como eles estão sendo realizados dentro dos setores. São essenciais para definir padrões de comportamento dentro da realidade da empresa. Eles precisam ser medidos internamente e de maneira contínua para que os resultados sejam mais eficazes. Eles permitem que sejam avaliadas tanto a empresa no geral, quanto os funcionários de forma individual. Com isso, é possível fazer o cálculo sobre quanto de recurso é necessário investir em uma produção para obter o resultado esperado, criando uma base de custos e de qualidade.

Como já nos ensinou Peter Drucker, tudo que pode ser medido pode ser melhorado, e os indicadores têm um papel extremamente importante para que você evolua constantemente. Quando é possível entender quais são os pontos de falhas e os acertos, é pertinente trabalhar em cima desses fatores e obter resultados positivos dentro de uma empresa.

Quais são os principais exemplos de indicadores de produtividade?

Listamos, logo abaixo, os 6 mais importantes indicadores de produtividade. Veja quais são eles e como funcionam!

1. Ticket médio

É possível, por meio dos indicadores, entender e avaliar os números que são apresentados. Por exemplo, o valor do ticket médio pode apontar quanto os clientes gastam, em média, dentro de uma loja.

Para isso, é preciso levar em consideração os diferentes tipos de negócio e as características do serviço oferecido aos seus consumidores. É possível entender de forma individualizada qual o desempenho necessário para o seu negócio.

Na prática, se você tem um serviço que está sendo vendido por um valor mais alto do que ele custa realmente, os clientes não serão atraídos e o seu número de vendas será inferior ao esperado.

O ticket médio serve para avaliar quais são os seus custos e quais são os valores reais para o mercado, para que dentro desse parâmetro possa ser precificado o seu produto.

2. Taxa de turnover

Esse é um indicador aferido internamente na empresa, que tem como objetivo identificar a taxa de rotatividade dos funcionários. Se esse valor for alto, é possível que haja problemas que precisam ser solucionados. Lembrando que a perda de colaboradores com certa frequência leva à diminuição da produtividade.

Passo a Passo de produtividadePowered by Rock Convert

Esse motivo é simples de entender, já que cada novo funcionário precisa de um tempo de adaptação e de formação dentro da empresa, gerando perdas para o período.

O cálculo dessa taxa é feito pela soma do número de demissões e admissões, dividindo o resultado por dois, resultando um valor que será dividido pelo número de funcionários.

3. Taxa de conversão

A taxa de conversão é um número, ou seja, um indicador que mostra o rendimento do colaborador em relação às oportunidades de venda que ele foi submetido. É a taxa de eficiência para fidelização e concretização da compra.

Esse indicador é muito utilizado, uma vez que é possível entender como é a relação do potencial cliente com a empresa.

4. Custo Homem-Hora por projeto

No caso da contabilidade, o equivalente é o custo homem-hora por cliente e não projeto. É fundamental para avaliar o custo de atendimento dos vários clientes. Este custo é extremamente útil não apenas para avaliar o desempenho financeiro de um cliente individualmente, mas também da empresa como um todo, pois esses números são similares nas empresas contábeis por região.

A ação do empreendedor contábil afeta diretamente esse indicador e as suas intervenções determinam o sucesso ou fracasso de uma administração de custos. Uma ferramenta utilizada para aferir a taxa de conversão é o Precificador de Honorários, que pode monitorar as atividades para atestar que os indicadores estão corretos.

5. Eficiência de entrega

Esse indicador é muito eficaz para as empresas online, uma vez que fornece informações bastante precisas sobre o prazo de desistência e os fatores que levam o cliente a não finalizar uma compra.

Um exemplo desse fracasso da empresa é a taxa de frete cobrada, muitas vezes com valor alto, que faz o consumidor repensar na compra no momento de finalizar a aquisição. Os pontos sobre as falhas no processo de venda e entrega do produto podem levar ao abandono dos clientes.

6. Volumes produzidos por automações

Os indicadores de produtividade são fundamentais para melhorar o rendimento de uma empresa, seja no quesito das atividades dos colaboradores, ou seja nos processos que levam ao aumento do número de vendas e produtividade.

O Gerador de Lançamentos é uma dessas ferramentas, pois serve para compilar os dados obtidos pelo cliente e produzir os relatórios das movimentações financeiras da empresa da forma adequada. Facilitando os trabalhos para os escritórios, uma vez que calcula e gera os resultados sem a necessidade de digitação ou inserção em outros sistemas.

Agora que você já sabe tudo sobre os indicadores de produtividade, por que não aproveita a visita para compartilhar este post com os seus amigos usando as redes sociais?

Você também pode gostar