Saiba como aumentar o faturamento na contabilidade sem subir os preços

Aumentar Faturamento
4 minutos para ler

Você sabia que elevar os preços de seus serviços não é o único meio de aumentar o faturamento do escritório contábil? Aliás, esse método nem é considerado eficaz para gerar mais lucro, visto que o acréscimo pode dificultar a retenção de clientes e reduzir as oportunidades de negócios.

Considerando a alta concorrência no segmento, empresas de contabilidade devem ser mais estratégicas para melhorar o desempenho financeiro, focando em ajustar seus processos internos e custos operacionais em vez de mexer na tabela de preços. Mas como fazê-lo sem correr riscos?

Felizmente, há diversas medidas ao nosso alcance que, juntas, são capazes de otimizar os lucros significativamente. Quer saber mais a respeito delas? Então continue a leitura deste conteúdo para conhecê-las.

Terceirize atividades secundárias

Uma das principais dificuldades na gestão empresarial é assumir múltiplas responsabilidades. Resultado? O administrador fica sobrecarregado, preocupando-se com diversas ocorrências que não têm a ver com o core business isto é, as atividades centrais do negócio.

É importante termos em mente que a nossa produtividade aumenta quando estamos concentrados no que sabemos fazer de melhor. Sendo você um contador e gestor de um escritório nesse segmento, a prioridade é supervisionar os processos internos para garantir a satisfação do cliente.

Para que o core business esteja em foco, a solução adequada é investir na terceirização das demais áreas do negócio de modo que os serviços sejam prestados por uma empresa especializada. Além de ajudar nesse quesito, ela reduz os custos com pessoal na medida em que elimina vínculos trabalhistas.

Crie iniciativas para fidelização de clientes

Um caminho seguro para aumentar o faturamento na contabilidade é manter os clientes atuais fidelizados. Afinal, sai muito mais caro trazer novos clientes para o escritório do que reter e encantar aqueles que já fazem parte do portfólio, não é mesmo?

Será que captar clientes é mesmo tão caro? Você pode mensurar os custos ao calcular o CAC (Custo de Aquisição de Clientes). É por meio desse cálculo que as empresas chegam ao valor médio de investimento em esforços direcionados à conquista de um cliente.

O cálculo de CAC engloba todas as despesas atreladas às áreas que atuam no processo de aquisição. No seu escritório de contabilidade, podemos considerar o departamento de marketing (ainda que terceirizado) e vendas. Ou seja, salários, anúncios, comissões, telefonia etc.

Em seguida, levante o número de clientes que foram conquistados a partir de ações de marketing e vendas, depois aplique a fórmula:

CAC = (investimento em Marketing + investimento em Vendas) / número de novos clientes

Levando-se em consideração que a fidelização do cliente costuma ser consequência de um serviço bem prestado aliado a um excelente atendimento e bom custo-benefício, a estratégia é consideravelmente mais viável.

Invista em soluções tecnológicas

A fonte para isso é a vasta gama de tecnologias inovadoras que ajudam a reduzir drasticamente os custos operacionais. Diferentemente de outras épocas, hoje as ferramentas de software são muito mais robustas e projetadas especialmente para otimizar o trabalho da contabilidade.

Por exemplo, existem produtos de software completamente integrados com os sistemas de escrituração digital, como é o caso do Gerador de Lançamentos. Também estão disponíveis no mercado produtos que ajudam a precificar honorários em poucos cliques. Em ambos os cenários, o objetivo é aproveitar melhor o tempo.

Falando em otimizar o uso do tempo, a tecnologia, por meio da automatização de processos, tem sido uma forte aliada das empresas em geral. Diversos tipos de tarefas corriqueiras, que desviariam a atenção dos funcionários de suas prioridades, podem ser executadas sem interferência humana.

Agora que você recebeu ótimas dicas para aumentar o faturamento na contabilidade, que tal planejar as suas ações nesse sentido? Faça uma análise profunda de tudo que pode ser aplicado ao que abordamos no conteúdo e, a partir do diagnóstico, mãos à obra!

Por outro lado, se os desafios do mercado contábil estão emperrando o seu sucesso nos negócios, leia este artigo para repensar o empreendedorismo na perspectiva do contador.

Mitos e Verdades sobre o custo do clientePowered by Rock Convert
Você também pode gostar