Vendas internas x vendas externas: qual é a melhor opção para o seu negócio?

Vendas internas x Vendas Externas
4 minutos para ler

Para entender qual a melhor abordagem para o seu produto ou serviço no mercado, é preciso analisar quais são os principais fatores que devem mover o seu time comercial. Para definir se a melhor opção são as vendas externas ou vendas internas, é preciso avaliar o seu modelo de negócio.

Para ajudá-lo a se contextualizar sobre as duas ferramentas e entender qual será a melhor opção para o seu negócio, preparamos este post para você entender quais as diferenças, vantagens e desvantagens de cada uma delas. Preparado? Então vamos lá!

Conhecendo o mercado e as novas opções de venda

É importante que você avalie e se prepare para se tornar mais competitivo no mercado. Por isso, o mais indicado é conhecer a sua área de atuação e quais estratégias os seus concorrentes diretos estão utilizando. O importante, além de pesquisar como a concorrência trabalha, é entender quais são as falhas e os acertos, para ter mais efetividade nas suas escolhas.

Conheça as novas ferramentas de marketing que estão auxiliando o mercado de vendas, abra o seu horizonte fazendo cursos e buscando novas formas de interagir com o seu cliente.

Entendendo as diferenças e vantagens das vendas externas e vendas internas

O primeiro passo para decidir qual a melhor estratégia para ser adotada é conhecer quais são as características e funcionalidades das ferramentas. Confira!

Vendas internas

Essa é a venda realizada dentro do ambiente da empresa, com o foco na fidelização dos clientes, aumento do faturamento e otimização do trabalho. Esse modelo é conhecido como inside sales, que pode ser no balcão da loja, por exemplo, ou nas vendas por telefone.

Para que esse modelo funcione perfeitamente é preciso criar uma boa estratégia de prospecção e apresentação do produto, que não deixe brechas para erros no entendimento e falhas de comunicação com o cliente. Porém, tenha sempre em mente que esse não é um serviço de telemarketing!

Podemos apontar 3 pontos que tornam essa opção de venda vantajosa:

  • reduz os custos com as vendas e aumenta o direcionamento do investimento;
  • oferece melhores condições na rotina de trabalho para a equipe, sem o estresse do deslocamento;
  • integra o time de marketing e os dados aproximam os vendedores dos clientes;

Vendas externas

Essa é a modalidade de venda que é realizada fora do ambiente da empresa, normalmente direto com o cliente. Ela é mais indicada para a negociação de produtos mais complexos, que demandam de uma apresentação mais estruturada e bem coerente para que o valor agregado do produto seja compreendido e torne-se uma necessidade para o cliente.

São 3 pontos que tornam esse tipo de venda mais vantajosa:

  • oportunidade de otimizar as relações com o cliente
  • negociação mais precisa;
  • maior acessibilidade para resolver problemas e conflitos.

Fazendo mudanças e diagnosticando problemas

Analise o seu processo de vendas como um todo e, após diagnosticar os problemas que afetam as suas relações com o cliente, busque uma mudança suave. Não faça nada radical! O importante é mudar o hábito de consumo dos seus clientes junto com a sua equipe de vendas. Implante novos conceitos e mude as estratégias à medida que os resultados começarem a aparecer.

É importante que você saiba que, ao definir qual a melhor estratégia de vendas, ou uma combinação entre elas, você precisa ter em mente que a sua apresentação comercial será fundamental para alcançar os seus resultados.

Gostou deste post sobre as vendas externas e vendas internas? Então aproveite a visita em nosso blog e siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook, YouTube e LinkedIn.

Você também pode gostar