Repensando nosso empreendedorismo como Contadores
A vida de contador no Brasil não é fácil, quem trabalha ou convive com algum contador (a) sabe disso.
Mas o que nós, profissionais dessa área, podemos fazer diferente para que possamos mudar essa visão?
Como podemos ser eficientes e eficazes sem perder os demais pilares de nossas vidas?
Pouco mais de um ano, iniciei um processo de Coaching, nesse processo percebi o quanto eu deixei de lado esses outros laços, que sempre foram extremamente importantes para ser quem eu sou.
Tomei uma decisão de iniciar um processo de simplificação de todos os processos e setores ao meu redor. Isso incluiu buscar ajuda para aprender a me expressar, compartilhar, ouvir, confiar. Busquei pessoas que pensavam diferente e com conhecimento totalmente alheio ao meu dia-a-dia. Busquei ler e fazer cursos de outras áreas, viajei para lugares e conversei com pessoas diferentes ao longo desse período.
Descobri que é um processo lento, porque mudar paradigmas e coisas que você acreditava estar correto é muito difícil.
Mas precisamos estar sempre aberto a fazer grandes transformações sem se culpar.
Nossa área é muita lógica, por isso buscar coisas fora dessa caixa nos transforma em “gênio”, profissionais qualificados e com visão ampliada e principalmente nos faz sair da mesmice.
Rever os processos continuamente, pensar como podemos fazer o mesmo da melhor forma e em menor tempo e sem perder a qualidade, aumentará nossa produtividade. Ajudará a passar pela crise, ou melhor, nem pensar nela. Porque são nesses momentos que achamos soluções criativas, que tomamos decisões radicais que são essenciais para a continuidade dos negócios, então é aproveitar essa “onda”.
Recorrer ao mercado para buscar soluções tecnológicas que facilite o nosso trabalho. Não existe mais a possibilidade de trabalho manual, automatização de alguns processos é questão de sobrevivência e inteligência financeira.
Algumas pessoas talvez não tenham a mesma sorte que eu tenho, de ter familiares, colaboradores, clientes e parceiros tão comprometidos com a realização dos meus sonhos. Por isso é respeitoso da nossa parte buscarmos sempre melhoria como profissional e como pessoa, para que possa sobrar tempo para todos e tudo que você precisa fazer.
Acredito que todas as pessoas passam a vida buscando a felicidade. Não existe formula mágica para alcançar esse objetivo, a persistência diária trará o resultado almejado.
Artigo publicado em 18/10/2017
Sobre a autora convidada:
Inez Lopes
Diretora e Proprietária da
Trady Assessoria e Consultoria