SPED Contábil – Oportunidade para auxilio na gestão das empresas
Mais uma temporada de entrega do ECD termina, alívio para todos os contadores pois significa menos uma obrigação acessória.
Todas as empresas de contabilidade têm essa sensação e inicia sua preparação para tantas outras atividades existentes em nosso dia. Porém fica a pergunta: Estamos utilizando todo o potencial ECD?
Originalmente a declaração SPED ECD foi instituída pela IN RFB 787/2007, onde o primeiro ano de entrega foi em 2009 referente ao exercício de 2008 e desde então decorrido quase 10 anos a exigência da Receita Federal diante das informações contábeis tem aumentado a cada exercício.
No início eram somente informações do livro diário, razão e outras demonstrações, quando em 2017 entre a infinidade de informações cruzadas, já existentes temos como novidades: envio das informações de balanço Consolidado (Bloco K), dupla assinatura para efeito de correção de lançamentos contábeis, etc.
Entendo que a reflexão que todos devemos promover dentro das empresas contábeis seria o encontro entre todas as nossas competências técnicas de análise de balanços e resultados adquiridos em anos, somados aos aspectos tributários e converter em dados gerenciais qualitativos aos empresários.
Indicadores de desempenho, índices econômicos estão dentre as informações possíveis de serem analisadas a partir do arquivo ECD.
Na internet é possível encontrar uma infinidade de ferramentas em Nuvem, que a partir dos arquivos do ECD, geram indicadores, relatórios gráficos e tabelas com as mais diversas análises, porém uma figura sempre será insubstituível nesse processo: “o profissional que interpreta e do sentido a todos esses relatórios”.
Em muitas pesquisas é possível verificar diversas empresas oferecendo esse tipo de trabalho, empresas de TI, Auditorias, consultorias, atividades que as empresas de contabilidade deveriam estar centenas de passos à frente.
Parece clichê mais talvez estamos preparando o bolo para que outros saboreiem. Dentre os desafios postos e a nova realidade no mercado contábil incluindo as contabilidades online e seus R$ 49,90, desenvolver serviços específicos consultivos a partir do SPED ECD apresenta-se como uma ótima possibilidade a ser aproveitado pelas empresas contábeis.
Artigo publicado em 31/05/2017
Sobre o autor convidado:
Adauto Junior
Sócio Diretor Rio Lex Contabilidade
Formado Ciências Contábeis Unip
MBA Gestão De Negócios –
Fundação Alvarez Penteado