Como fazer um relatório gerencial? Entenda sua importância
Quando o assunto é gestão, é muito importante que a companhia saiba como fazer relatório da maneira correta, para não comprometer os resultados da empresa. São diversas as variáveis que estão envolvidas no processo e elas precisam ser mensuradas.
O objetivo de um relatório gerencial é manter a empresa competitiva, gerando lucros e organizada em todos os setores. Diante dos diversos números e planilhas, um bom relatório é capaz de detalhar o cenário da empresa e basear de forma acertada a tomada de decisão.
Qual a importância dos relatórios para a empresa?
Os relatórios gerenciais servem para orientar os gestores de uma empresa na tomada de decisão. Portanto, para atingir esse objetivo é preciso que os dados detalhados tragam informações úteis e focadas na real situação da companhia.
Para acompanhar o desempenho e os processos da empresa, os relatórios ajudam a viabilizar as metas e objetivos. Com toda documentação sobre a situação gerencial, é possível analisar e avaliar os riscos e resultados na tomada de decisão.
Como fazer relatório gerencial?
Separamos os tipos de relatórios gerenciais mais utilizados pelas empresas, vamos a eles:
- produtividade — esse documento tem o objetivo de mostrar o desempenho dos colaboradores em relação à produtividade da empresa;
- financeiro — esse relatório demonstra o panorama financeiro e orçamentário da companhia, possibilitando avaliar resultados, investimentos, entre outros aspectos;
- satisfação — esse relatório é baseado nos clientes, que aufere a qualidade do atendimento e a satisfação dos consumidores.
Fazendo um relatório
Na hora de fazer um relatório gerencial, preste atenção nos seguintes pontos:
- apresentação — a apresentação deve ser rápida e objetiva, sem fugir dos pontos principais do relatório;
- objetividade — mensure os dados e seja objetivo ao detalhar as informações;
- informações corretas — traga dados reais e precisos, que gerem informações eficientes ao seu gestor. Aqui a tecnologia é a sua aliada para a correção e precisão;
- linguagem — use uma linguagem simplificada, em que todos que tiverem acesso ao documento possam entender.
Com esse conjunto de informações, o gestor tem mais autonomia e confiabilidade nas tomadas de decisão dentro da empresa.
Como contar com a tecnologia?
As soluções tecnológicas reduzem o tempo gasto e a burocracia para fazer os relatórios gerenciais. Portanto, informatizar os processos e as informações é uma maneira de ter mais confiabilidade e eficiência na hora de mensurar os dados da sua empresa.
Vários setores da empresa disponibilizam os dados que devem ser compilados e analisados. Essa análise dos dados já não é mais feita à mão, as informações são trabalhadas e avaliadas de acordo com as variáveis determinadas pela empresa como fundamentais para o seu negócio.
Os softwares específicos para geração de relatórios gerenciais entregam os cálculos e resultados prontos. A partir daí é necessária uma análise especializada que vai traduzir os números em ações junto aos gestores da empresa. Tão ou mais importante que a geração automatizada, é a coleta automatizada de dados e informações. Essa novidade chega com os robôs e softwares de coleta automática de dados, uma inovação que você não pode ficar de fora.
O relatório gerencial tem um grande peso na gestão de sucesso das empresas, por isso é essencial que ele seja realizado da forma mais correta possível. As companhias valorizam cada vez mais essa informação inteligente e precisa que os relatórios são capazes de proporcionar, trazendo mais confiança para a tomada de decisão.
Que tal, agora que você entende como fazer relatório gerencial, deixar um comentário em nosso post? Compartilhe as suas experiências e tire dúvidas agora mesmo!Ficou interessado pelo assunto? Continue a leitura!