3 dicas de como fazer e estruturar o fluxo de caixa da melhor forma
Controlar a entrada e a saída dos recursos financeiros é a ação mais básica, no que se refere ao equilíbrio financeiro, dentro de qualquer empreendimento. O fluxo de caixa, como é chamado, permite que você monitore toda a movimentação do seu capital e ajuda você a otimizar suas finanças.
Deixar de usufruir dessa ferramenta citada pode trazer muitas complicações e você pode perceber tarde demais que as despesas estão fora de controle. Para evitar os diversos problemas contábeis, neste post vamos dar 3 dicas para que você saiba como fazer fluxo de caixa de maneira eficiente! É só ler até o final para conferir. Vamos lá?
1. Entenda como fazer fluxo de caixa a partir de metas bem definidas
A definição de metas é essencial para qualquer negócio. Elas mantêm os colaboradores motivados e ajudam a direcionar as ações rumo a um objetivo maior. Portanto, você precisa também estabelecer metas para o seu fluxo de caixa.
Pode ser: fechar com saldo positivo o ano inteiro, por exemplo, ou fazer uma reserva mensal. Em todo caso, quando você constitui metas claras e bem definidas, evita que as despesas da sua empresa fluam sem controle.
2. Mantenha registros frequentes e atualizados
Se você deseja aprender como fazer fluxo de caixa de maneira eficiente, você precisa de monitoramento sistemático. Isso quer dizer que, todos os dias, devem ser registradas as entradas, saídas e previsões de recebimentos.
Quando você acompanha as despesas e receitas diariamente, evita surpresas ruins e ainda consegue se planejar melhor, antevendo os ocasionais momentos de crise, situações complexas e antecipando-se a elas. Portanto, não importa se os gastos ou receitas sejam de pequeno montante. Registre todos e mantenha tudo bem organizado. Quanto mais detalhadas forem as informações, melhor!
3. Desenvolva um fluxo de caixa projetado
Além de saber o que está acontecendo no momento, você precisa ter condições de projetar suas despesas e receitas. Isso quer dizer que valores que ainda vão entrar, cheques pré-datados, despesas a serem pagas a longo prazo, entre outros, devem estar alinhados com as condições reais do seu empreendimento.
Se você tem um negócio sazonal, isso deve ser projetado e considerado no seu fluxo de caixa. Pois, ainda que esteja ganhando bem hoje, você sabe que no futuro o dinheiro vai ficar escasso; e as despesas precisam acompanhar essa tendência. Considere ainda as despesas eventuais, como o aumento da conta de luz no verão, por exemplo.
Entender como fazer um fluxo de caixa bem ajustado permite que você tenha mais controle sobre as finanças da empresa, você consegue acompanhar de perto todas as movimentações e agir rápido para solucionar os problemas que possam causar complicações no futuro.
Agora que você já sabe como fazer um fluxo de caixa, é necessário ressaltar a importância de ter um acompanhamento especializado para isso. Trabalhar suas despesas e receitas de forma manual aumenta muito a margem de erro. Por outro lado, tecnologias como um software e uma equipe que faça esse monitoramento podem garantir a economia de tempo e energia que você pode aplicar no crescimento do seu negócio.
Não espere mais para tomar as rédeas das finanças do seu empreendimento. Curta a nossa página no Facebook, visite nosso Linkedin e assista nossos vídeos no YouTube para ter acesso a conteúdos completos para aumentar seus conhecimentos e aplica-los na sua empresa.