Confira as melhores formas para a redução de custos

Confira as melhores formas para a redução de custos nas empresas
3 minutos para ler

A redução de custos nas empresas é um dos tópicos mais frequentes no universo de gestores e empreendedores, afinal, é o tipo de medida considerada primária que visa aumentar o lucro a partir da diminuição de despesas — sobretudo aquelas apontadas como “desnecessárias”.

Um dos motivos que fazem desse assunto fonte inesgotável de dicas vai além das necessidades do gestor. Isso porque existe grande variedade de meios para tornar o ambiente de trabalho mais eficiente nesse sentido, do racionamento de energia à produtividade dos colaboradores.

Quer saber por onde começar a redução de custos em seu negócio? Neste conteúdo, elencamos algumas práticas que você pode promover imediatamente. Vamos começar a explorá-las? É só continuar a leitura!

Reavalie os contratos com fornecedores

Quando começamos um negócio (como um escritório contábil, por exemplo), é natural que tenhamos um ideal das próprias demandas, que se baseiam muito mais na intuição, pois a realidade costuma vir à tona durante o funcionamento; é preciso conhecer o pico das operações.

Portanto, é possível que parte dos serviços prestados à empresa, como fornecimento de banda larga, telefonia, sistemas de software, serviços terceirizados, entre outros, não esteja compatível com as suas necessidades ou, em outros casos, há outros provedores no mercado com ofertas melhores.

Então, chegou a hora de analisar os contratos para constatar o que pode ser renegociado ou até mesmo cortado, se for o caso. Dependendo do tempo de contrato, as empresas conseguem obter condições altamente satisfatórias, com preços e níveis de serviços mais vantajosos.

Estimule a cultura de economia entre os funcionários

Promover políticas de redução de custos nas empresas está longe de ser a única medida para cortar gastos. Os colaboradores, mais do que orientados a economizar, precisam entender que evitar desperdício de insumos, aprimorar o uso de tempo, entre outras, são ações ligadas a aspectos culturais.

Ajudar a otimizar a maneira como os trabalhadores administram suas finanças na vida pessoal é um exemplo de iniciativa que influencia positivamente na cultura de economia. Conforme o indivíduo, educado e treinado, começa a se policiar em atitudes economicamente irresponsáveis, mais ele tem a contribuir com a redução de custos.

Invista em soluções tecnológicas para reduzir custos

Sabemos que muitas das atividades típicas de escritórios contábeis, por exemplo, já não requerem uso de papel. A própria Receita Federal, com a implementação do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), incentiva a contabilidade a trabalhar por vias digitais, o que é um grande avanço em diversos sentidos.

Além do desperdício e uso excessivo de papéis, a tecnologia é excelente aliada da produtividade, podendo otimizar os custos dos honorários na medida em que as tarefas são executadas em mais quantidade e qualidade. A automação de processos, normalmente, exerce bastante influência na performance.

Para complementar essa questão que relaciona a tecnologia com a produtividade, nós temos uma ótima sugestão de leitura: a conceituação do custo de ociosidade e melhores práticas para combatê-lo. Aguardamos você na próxima página!

Mitos e Verdades sobre o custo do clientePowered by Rock Convert
Você também pode gostar